GAECO e Polícia Militar deflagram operação contra facção criminosa em Franca e Ituverava

GAECO e Polícia Militar deflagram operação contra facção criminosa em Franca e Ituverava

Nesta terça-feira, 31, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado de São Paulo, em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, deflagraram uma operação com o objetivo de cumprir mandados de prisão temporária e busca e apreensão contra membros de uma facção criminosa nas cidades de Franca e Ituverava.

As investigações conduzidas pelo GAECO revelaram que os membros de uma organização criminosa, estavam envolvidos não apenas no tráfico ilícito de drogas, mas também, na prática de crimes violentos contra pessoas. Esses crimes eram realizados por meio de um sistema conhecido como “tabuleiro” ou “tribunal do crime”, no qual os membros da facção atuavam como uma espécie de “xerifes” da cidade, utilizando violência e ameaças graves.

Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão temporária, com validade de 30 dias. A operação teve como objetivo desarticular a atuação da facção criminosa e trazer mais segurança para as cidades de Franca e Ituverava.

Durante a operação foram presos 11 dos 12 alvos com mandado de prisão temporária, além de uma pessoa procurada por crime de violência doméstica e outras duas pessoas presas em flagrante por tráfico ilícito de drogas (todos os 14 presos são envolvidos com o crime organizado).
Foram apreendidos, ao todo:
1- 0,542 kg maconha
2- 0,756 kg Cocaína
3- 0,769 kg crack
4- 1 carregador pistola cal. 380
5- 06 munições de cal.380
6- 28 celulares
7- 03 balança precisão
8- R$13.434,00
9- vários pinos vazios
10- caderno de anotações
11- 02 notebook
A operação contou com o apoio de 14 viaturas do 11º BAEP sendo 03 viaturas do Canil, 08 viaturas da Força Tática do 15º BPM/I, contando também com apoio da unidade Águia do CPI-3.
Os objetos ilícitos foram levados à Delegacia de Polícia, enquanto os demais objetos apreendidos foram encaminhados para a sede do GAECO de Franca.

A colaboração da população é fundamental para o sucesso dessas ações, e denúncias podem ser feitas de forma anônima, contribuindo para a segurança de todos. O GAECO e a Polícia Militar continuarão trabalhando em conjunto para combater o crime organizado e garantir a paz e a segurança nas cidades de Franca e Ituverava.