Criminoso é preso pela GCM furtando fiação em avenida de Franca

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 23, um criminoso de 43 anos foi preso em flagrante pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Franca ao tentar furtar fiação elétrica na Avenida Adhemar Pereira de Barros, no Jardim São Luiz. O criminoso já havia sido flagrado pelos guardas na noite anterior cometendo o mesmo crime, mas conseguiu fugir na ocasião.
Segundo boletim de ocorrência, as equipes realizavam patrulhamento durante a noite na região devido ao aumento de furtos de fios elétricos, que têm causado transtornos frequentes aos moradores. Durante a ronda, os guardas avistaram o indivíduo próximo a um poste. Ao perceber a presença da viatura, ele fugiu para uma área de mata, deixando para trás os fios furtados. Mesmo com o uso de taser, o indivíduo conseguiu escapar naquele momento.
Por volta das 6h da manhã, os guardas foram informados por um motorista que havia um homem cavando o chão no canteiro central da avenida para furtar a fiação. Ao se deslocarem até o local, os agentes encontraram o indivíduo novamente, desta vez utilizando um pedaço de madeira como alavanca para puxar os fios e uma lâmina de foice para cortá-los.
Ao tentar fugir mais uma vez para a área de mata, o homem foi cercado pela equipe e acabou detido após resistir à abordagem. Um novo disparo com arma de choque foi necessário, mas não surtiu efeito. Diante disso, os guardas usaram força moderada para imobilizá-lo e algemá-lo.
No local, foi constatado que, apesar dos fios não terem sido totalmente arrancados, já estavam danificados e parcialmente expostos. Próximo dali, também foram encontrados outros buracos com fiação à mostra.
O detido usava, durante a prisão, uma camisa xadrez por cima da mesma camisa vermelha vista na tentativa anterior. A GCM ainda localizou, na mata usada como rota de fuga, fiações semelhantes às utilizadas pela Prefeitura, que também foram apreendidas.
Ao ser questionado, o criminoso confessou o furto da noite anterior e indicou o ponto exato de onde havia retirado parte dos cabos.
O criminoso recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido à Central de Polícia Judiciária, onde permaneceu detido à disposição da Justiça. Além da fiação, também foram apreendidas as ferramentas utilizadas no crime.