Prefeitura instala semáforo para pedestres na avenida Dom Pedro

Buscando aumentar a segurança no trânsito, a Prefeitura instalou nesta semana na avenida Dom Pedro I, um conjunto semafórico para pedestres. O equipamento fica entre os bairros Nova Franca e Parque Moema. De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, da Secretaria de Segurança, Régis Mendes, o equipamento irá orientar os pedestres no momento da travessia, reduzindo os riscos de acidentes.
Quando a pessoa acionar o botão (botoeira) será enviado um sinal ao sistema de controle, que vai alterar o semáforo do verde para o vermelho aos veículos e sinalização verde ao pedestre. O tempo programado para travessia no local é de 12 segundos. Foram construídas também rampas de acessibilidade de ambos os lados e reforço em toda sinalização de solo.
Quem aprovou a iniciativa foi Dinaldo dos Santos. Ele mora na Vila Gosuen e transita pela avenida todos os dias. “Ficou muito bom, né. Esta faixa de pedestre veio em uma boa hora”, contou.
Este é o quinto semáforo específico para pedestres instalado na cidade, com previsão de ampliação gradativamente no decorrer dos meses. Um dos próximos que está em estudos é na avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, nas imediações do SESC e para um segundo momento, nas proximidades do SESI, na Vila Santa Cruz.
O diretor do Departamento de Trânsito frisou que mesmo com o equipamento, motoristas e pedestres precisam respeitar a sinalização. “Antes deste sistema era um pouco difícil para fazer uma travessia segura aqui. Com os semáforos, houve um ganho muito grande na segurança e acessibilidade aqui na região. Mas é preciso respeitar a sinalização para que não ocorra nada de grave. Motoristas e motociclistas devem transitar no limite da velocidade da via e dar preferência sempre ao pedestre. Não fazer uso do celular também é muito importante. Tudo isso contribui para um trânsito mais seguro”, completou.
Mais segurança
Em 2024, a Prefeitura já havia instalado redutores de velocidade em pontos estratégicos da avenida Dom Pedro para controlar melhor o fluxo e velocidade dos veículos.
REPRODUÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCA